Índice deste artigo:

homem-na-esteira

Qual é a percepção e o comportamento do público masculino com relação à obesidade? O que leva os homens a tornarem-se obesos e como eles encaram o problema? Essas são apenas algumas das questões levantadas por uma recente pesquisa brasileira, que tentou decifrar o perfil da população obesa masculina frente à obesidade e suas consequências.

De acordo com algumas das declarações dos homens, o trabalho e o estresse estão entre os principais responsáveis pela mudança no hábito de vida que leva ao ganho de peso. Para a psicóloga especialista em terapia comportamental-cognitiva pela USP e transtornos alimentares pela UNIFESP, Marilice Rubbo de Carvalho, essas causas são de difícil solução.

"O estresse é uma realidade difícil de ser totalmente eliminada na atualidade, pois vivenciamos muitas situações no dia a dia que nos geram preocupação e medo, ou seja, ansiedade, que com o tempo pode levar ao desenvolvimento de sintomas como tristeza, raiva, frustração, o que favorece consequentemente a busca do alimento como fuga", afirma Marilice.

Realizada por uma farmacêutica, em parceria com a ABESO – Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade, a ANAD – Associação Nacional de Assistência ao Diabético e a SOBED – Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva, a pesquisa entrevistou uma amostra de 500 homens e revelou outros dados importantes. Um deles é que 49,6% dos entrevistados buscam informações sobre tratamentos de emagrecimento para uma vida mais saudável através de médicos, seguido de amigos, familiares e internet.

O levantamento indicou ainda que os homens sentem que a saúde (34,6%) é a mais afetada pela obesidade. Porém, em relação aos motivos que os levam a procurar tratamento, entram não apenas a saúde (50,8%), mas também a autoestima (48%).

Segundo Marilice, a obesidade masculina é uma questão mais comportamental do que fisiológica, tendo em vista que o homem tem mais facilidade para emagrecer devido ao hormônio testosterona, importante na formação muscular, enquanto o estrogênio facilita no depósito de gordura das mulheres.

"É usual os homens relatarem não ter motivação para emagrecer por estética, mas sim por saúde. Eles buscam ajuda principalmente após exames alterados. Além disso, ainda percebemos que a sociedade pressiona mais as mulheres a estarem magras e dentro de um padrão de beleza esperado do que os homens", completa a psicóloga.

Publicidade