Índice deste artigo:

gordura-abdominal-gh

Usar o hormônio do crescimento em tratamentos com crianças e adolescentes é bem comum, porém, o GH (Growth Hormone) também pode ser usado em adultos.

Este é um hormônio produzido pela glândula chamada hipófise, que fica localizada na base do cérebro. O hormônio do crescimento age numa região dos ossos chamada "placa epifisária", levando ao crescimento dos ossos longos localizados nos braços, pernas e dedos, resultando em um aumento na estatura da criança.

De acordo com o endocrinologista Rafael Pergher, na fase adulta, o GH atua no metabolismo de carboidratos e gorduras, regulando a distribuição de gordura corporal, ou seja, reduzindo a quantidade de tecido gorduroso na região abdominal. Além disso, estimula o crescimento muscular e atua na densidade óssea.

Nos adultos a deficiência de GH é geralmente causada por situações que comprometam a hipófise, como: tumores, sangramentos ou efeito colateral de tratamentos como cirurgia ou radioterapia. Os principais sintomas são: aumento da gordura visceral (abdominal), perda de massa muscular, fadiga, perda de energia, humor depressivo e redução da massa óssea (osteoporose).

O diagnóstico é feito através da dosagem hormonal em exame de sangue associado aos sintomas clínicos. O tratamento é feito através da reposição hormonal do GH, administrado em injeções subcutâneas diárias.

Publicidade