Índice deste artigo:

homem-remedio-emagrecer

O órgão norte-americano de controle de alimentos e medicamentos Food and Drug Administration (FDA) anunciou, nesta quarta-feira (27), que aprovou a pílula para perda de peso Belviq, utilizada em conjunto com uma dieta de calorias reduzida e exercícios físicos para adultos que são obesos ou estão acima do peso.

Produzida pela companhia farmacêutica suíça Arena, a pílula Belviq (cloridrato de lorcaserina) é o primeiro medicamento da categoria a receber a aprovação do FDA em uma década. Sua ação consiste na ativação do receptor 2C de serotonina no cérebro, um efeito que pode ajudar o paciente a se sentir satisfeito ao comer pequenas quantidades de comida e, consequentemente, comer menos.

Segundo o Dr. Janet Woodcock, diretor do Centro de Avaliação de Medicamentos e Pesquisa do FDA, a obesidade é uma preocupação prioritária de saúde pública e que ameaça o bem-estar de grande parte da população. "A aprovação do medicamento, combinado simultaneamente com uma dieta e um estilo de vida saudáveis, oferece aos americanos obesos ou acima do peso uma alternativa de tratamento", afirmou à imprensa.

Ainda de acordo com o FDA, a pílula é indicada não apenas para adultos obesos, mas também para aqueles que estão acima do peso ou com alguma comorbidade relacionada, como diabetes tipo 2, pressão alta ou colesterol alto.

Para tomar a decisão, a segurança e a eficácia da droga foram verificadas em três testes com placebos, que duraram de 52 a 104 semanas, com aproximadamente 8 mil pacientes obesos ou acima do peso. Durante esse período, os resultados apontaram que, ao tomar a pílula por até 12 meses, os pacientes perderam de 3 a 3,7% mais peso corporal inicial do que aqueles que tomaram apenas o placebo.

Publicidade