Índice deste artigo:

Alimentos ricos em fibras influenciam decisivamente na perda de peso

Perder peso costuma ser um desafio para muitas pessoas, principalmente no que diz respeito à alimentação. Nesse caso, as fibras podem assumir um papel essencial no emagrecimento, pois interferem diretamente no metabolismo. Saiba como elas atuam no seu organismo e como adicioná-las à sua refeição de forma saudável com as dicas da nutricionista Dra. Daniela Jobst.

 

Qual é o papel das fibras no emagrecimento humano?

Quando você ingere fibras nas refeições, independentemente se é café da manhã ou jantar, elas têm um poder de absorver gordura e açúcar. No processo de digestão, você acaba absorvendo menos gordura e menos açúcar por conta da absorção da fibra, que tem afinidade com essas fontes de calorias. Assim, você acaba emagrecendo, porque, mesmo ingerindo o açúcar e a gordura, você acaba absorvendo menos.

Outro papel importante da fibra no emagrecimento é que ela gera mais saciedade. Nesse caso, a digestão fica mais lenta, e por isso você se sente mais saciado e come menos.

 

As fibras também são importantes no combate ao colesterol?

No colesterol, o mecanismo da fibra é o mesmo por conta da absorção de gordura. Se for um aumento de colesterol exógeno, aquele que é dependente da dieta, a fibra acaba ajudando bastante. No entanto, na maioria dos casos, o aumento do colesterol se deve a outros fatores como os genéticos.

Publicidade