Índice deste artigo:

Manter o peso depois de parar de fumarFumantes que pretendem abandonar o cigarro temem engordar. Mas isso é mito ou verdade? Segundo a Dra. Luciana Carneiro, especialista em nutrologia, é real. “A nicotina inibe o apetite e aumenta o gasto de energia”, explica. Entretanto, não se pode esquecer de que os danos de manter o vício são muito maiores quando comparados aos quilinhos a mais. Abaixo, ela mostra o que acontece em nosso organismo, dá dicas para driblar a ansiedade e conta o que fazer para evitar o ganho de peso. Confira.

 

O que um(a) fumante que esteja pensando em largar o vício e não quer engordar deve fazer?

O fumante que está determinado deve usar os alimentos que ajudam a combater ansiedade e alimentos de baixa caloria. Deve comer mais vezes ao dia (de três em três horas) e consultar um nutrólogo para uma orientação da alimentação.

 

Por que o cigarro inibe a fome?

Existem receptores de nicotina expressos nos neurônios do hipotálamo que controlam a motivação para comer. Quando a nicotina se liga a esse receptor, neurônios pró-ópio-melanocortinas são ativados, iniciando o processo de supressão de apetite.

Publicidade