Índice deste artigo:
O final de ano costuma ser o período em que a maioria se descuida da saúde. O sedentarismo das férias e a alimentação típica dessas comemorações podem prejudicar todos os esforços feitos no decorrer do ano. Mauro Scharf, endocrinologista do Lavoisier Medicina Diagnóstica / DASA, dá algumas dicas para que as pessoas não percam a forma física e não se descuidem com a alimentação.
Para não exceder demais nas festas, a primeira orientação do especialista é fazer um lanche antes de sair de casa. Scharf sugere que esta alimentação prévia seja baseada em carboidratos complexos, como sanduíches integrais, barras de cereais, batata doce com algum tipo de carne magra e frutas. “Assim, você chegará com o mínimo de fome e, na hora da ceia, comerá menos”, afirma.
O endocrinologista também explica que as pessoas devem tomar cuidado com castanhas, nozes, amendoins e passas em excesso, pois são muito calóricos, apesar de serem saudáveis (possuem gorduras essenciais). “Só para se ter uma idéia, cada castanha possui, em média, 20 calorias”, reforça.
A ingestão de bebidas alcoólicas também deve ser administrada. A maioria dos vinhos e dos champanhes contém açúcares. O ideal é que não se beba em excesso e que o consumo de bebidas alcoólicas seja intercalado por copos d’água ou de suco de frutas, que hidratam e recuperam o organismo. Os diabéticos, em especial, precisam ficar atentos à ingestão de bebidas alcoólicas devido ao risco de hipoglicemia (baixa do açúcar no sangue) e a alimentos ricos em carboidratos (açúcares), que podem levar à hiperglicemia.
Para os hipertensos, vale lembrar que o presunto, mesmo sendo light, contém muito sal em sua composição, facilitando também uma maior retenção de líquidos. O sal light, vendido em supermercados, é uma boa opção para o preparo de alguns alimentos, principalmente as carnes, pois contém 50% a menos de sódio.
- Ant
- Próx >>