Índice deste artigo:

importância da água

Uma dieta balanceada deve fornecer um aporte adequado de carboidratos, proteínas, gorduras, vitaminas, minerais e fibras. Esses nutrientes são essenciais ao nosso corpo, mas há um outro nutriente essencial que costuma ser esquecido, a água.

Nosso corpo é constituído de aproximadamente 70% de água. Podemos sobreviver semanas sem comida, mas sobrevivemos poucos dias sem água. Depois do oxigênio, a água é o elemento mais importante para a vida. Várias reações químicas dependem da água, pois o sangue é constituído de 90% de água e realiza o transporte de nutrientes de todo o metabolismo.

Absorve-se o líquido em todo o trajeto do aparelho digestivo, desde o estômago até o reto. Estima-se um consumo de 500 ml de água apenas no intestino. Lubrificante das fezes, auxilia a motilidade intestinal, hidratando as fibras consumidas na dieta e facilitando a evacuação. Auxilia nos casos em que há tendência a retenção hídrica, eliminando toxinas através dos rins, que são os filtros do corpo. Ajuda a regular a temperatura corporal, por isso, ao contrário do que se pensa, no inverno precisamos dela, pois o corpo sofre grandes alterações de temperatura.

A pele, considerado o maior órgão do corpo humano, necessita de 350 ml para realizar as trocas com o ambiente externo. No inverno, vivemos expostos a aquecedores, estufas, ar-condicionado, vento gelado, muita umidade no ar, entre outros. Para manter a pele hidratada e com vitalidade, a água é fundamental. Serve como veículo de substâncias renovadoras e reparadoras dos tecidos. Muitas vezes pensamos que estamos com fome e na realidade o que sentimos é sede, portanto um copo d’água pode ajudar na hora daquela fome sem explicação.

 

Publicidade