Índice deste artigo:

suco de uva e suas propriedades

A população mediterrânea é considerada menos propensa a doenças cardiovasculares, embora tenha uma dieta rica em gorduras saturadas. Segundo estudos realizados nos últimos anos, a alimentação composta de vegetais, frutas, cereais, azeite de oliva, peixe e a adoção do vinho tinto como bebida conferem proteção contra certos males. Esse meio de nutrição, chamado Dieta do Mediterrâneo, é comum na região do mar Mediterrâneo (Itália, Grécia, Portugal, Espanha, França, entre outros).

Recentemente, foi descoberto que o consumo do vinho tinto foi o fator mais preponderante na baixa incidência de doenças cardíacas nessa população. Logo, passar a tomar vinho moderadamente começou a ser recomendado, visto que os estudos mostram que alimentos e bebidas que contêm flavonoides, antioxidantes que compõem o grupo dos polifenóis, podem oferecer benefícios fisiológicos na prevenção de causas crônicas ocasionadas pelo estresse oxidativo sofrido por células, tecidos e órgãos. Devido à presença do álcool, a ingestão do vinho apresenta restrições, tornando o suco de uva uma alternativa interessante.

Os compostos que protegem o organismo passaram a ser interesse de pesquisadores nas últimas décadas. Antes, os alimentos eram apenas avaliados em função da presença de nutrientes, como proteínas, carboidratos e lipídeos. O Brasil, 10º exportador mundial de suco de uva, detém importante papel nos estudos sobre o tema, além de exportar principalmente para os EUA, Japão e Canadá – este último ampliou sua produção de 0,15 a 0,56 litro per capita entre 1995 e 2006, tendo um crescimento de quatro vezes em dez anos.

A uva destinada à produção de suco (cerca de 90%) é transformada no concentrado de alto teor de sólidos solúveis, que depois vai ser reconstituído pelas empresas que o destinam ao público consumidor. Não é possível consumir o suco dessa forma, mas ele é o principal ingrediente dos produtos conhecidos como néctar de uva ou suco concentrado de uva. Os 10% restantes são processados por empresas que produzem o suco diretamente para o consumidor, sem intermediário de concentração, e comercializados com a denominação suco de uva integral.

Publicidade