Índice deste artigo:

mamao-papaya

Incluir frutas diversas na dieta diária pode parecer algo difícil para algumas pessoas, mas os benefícios são imensos e valem a pena. Uma prova disso e um bom exemplo é o mamão, um fruto que pode ser encontrado durante todo o ano e pode ser aproveitado de diversas formas: in natura, em vitaminas, em sucos ou em sobremesas.

"O mamão apresenta a frutose como principal carboidrato, que é mais saudável do que a tradicional sacarose (açúcar branco). Ele ainda possui fibras solúveis e, mesmo docinho, previne diabetes e obesidade", afirma a nutricionista Betânia de Andrade.

Além de rico em carboidratos e fibras solúveis, o mamão é uma fruta que se destaca nutricionalmente como fonte de betacaroteno, potássio e vitamina C. O betacaroteno é precursor da vitamina A no organismo e colabora para manter uma boa visão e cicatrização. Já o potássio presente evita câimbras e dores musculares, especialmente para praticantes de atividades físicas.

"A quantidade de vitamina C presente no mamão (~70mg/100g da fruta) atinge a necessidade diária de um adulto saudável, possui efeito antioxidante e colabora para uma melhor resposta imunológica. O mamão possui ainda uma enzima chamada papaína, que colabora para a digestão dos alimentos e o bom funcionamento do intestino", completa Betânia.

Publicidade