Índice deste artigo:

crianca-leite-fermentado

O leite fermentado é um dos produtos mais presentes nas listas de compras de supermercado de famílias que possuem crianças pequenas, principalmente pelo seu sucesso com o público infantil. No entanto, o que muitas pessoas não sabem é que essa bebida, rica em lactobacilos vivos, também oferece benefícios para adultos e idosos.

"Na literatura, está descrito o papel dos lactobacilos vivos nas funções imunológicas, digestivas e respiratórias. Há evidências de que certos produtos dessa categoria são eficazes em melhorar os sintomas da síndrome do intestino irritável, colite ulcerativa, diarreia causada por rotavírus, diarreia causada pelo uso de antibióticos e doenças infecciosas, bem como reduzir o risco de desenvolver eczema e outras condições alérgicas. Estudos relatam ainda efeitos antimutagênicos, propriedades anticarcinogênicas e diminuição do colesterol sérico", afirma a engenheira de alimentos Maria Regina Damin.

Pessoas saudáveis também se beneficiam do consumo do leite fermentado na melhora do sistema imune. Além disso, estudos clínicos sugerem que o seu consumo reduz o risco de doenças infecciosas, incluindo doenças do trato respiratório.

Quer saber mais sobre os benefícios do leite fermentado e dos seus lactobacilos vivos? Tire algumas das principais dúvidas com a engenheira de alimentos.

Publicidade