Índice deste artigo:

pipoca-bacia

Nas sessões de cinema ou nos filmes e seriados vistos no conforto de casa, a pipoca está quase sempre presente. No entanto, você alguma vez já parou para pensar sobre como acontece a transformação do milho em pipoca e quais são as principais qualidades nutricionais desse alimento?

O milho de pipoca é de uma variedade especial quando comparado ao milho tradicional. Ele é colhido de espigas menores e se caracteriza por possuir grãos pequenos e duros, com amido cristalino, além da sua capacidade de estourar quando aquecido em temperaturas próximas a 180°C.

"Durante o aquecimento, a umidade interna é convertida em vapor. Em um determinado ponto, a pressão desse vapor estoura a casca externa, transformando a parte interna em uma massa pouco consistente de amidos e fibras, maior do que o grão original", explica a nutricionista Karine de Cássia Freitas.

Ainda que seja considerada uma boa fonte de fibras, a pipoca é também um alimento bastante calórico, pois chega a fornecer 448 kcal a cada 100 gramas. Porém, quando consumida sem exageros, ela traz bons benefícios para a saúde, especialmente para doenças crônicas não transmissíveis, como diabetes, obesidade e hipertensão arterial.

"A caloria do alimento é fonte de energia da qual precisamos para todos os nossos movimentos e raciocínio. Já as fibras regulam o nosso hábito intestinal e evitam o câncer no local", destaca Karine.

Publicidade