Índice deste artigo:

pao-manteiga

O uso da manteiga em pães, torradas e demais preparações sempre foi muito comum, especialmente para os amantes do tradicional pãozinho com manteiga, que não abrem mão desse prato em seus cafés da manhã ou da tarde. No entanto, há quem prefira o uso da margarina, considerada por muitas pessoas uma opção mais saudável.

Mas, afinal, seria a margarina de fato uma opção menos prejudicial à saúde? De acordo com a nutricionista Fernanda Cobayashi, tanto ela como a manteiga possuem os seus riscos e precisam ser consumidas com moderação, limitando o uso a no máximo uma porção ao dia.

"Nenhuma das duas pode ser considerada um alimento saudável. Ambas são fontes de gorduras e o problema está no tipo de gordura que contêm, como as saturadas, trans ou, no caso da manteiga, o colesterol, que quando consumido em excesso eleva os níveis de colesterol no sangue, especialmente em pessoas com histórico de doenças cardíacas", orienta Fernanda.

Ainda que a margarina seja considerada tão prejudicial quanto a manteiga quando consumida em excesso, existem produtos dessa categoria no mercado que prometem benefícios à saúde do coração. Para a nutricionista, isso se deve principalmente à presença do fitosterol, substância naturalmente encontrada nas plantas e importante para a manutenção das membranas celulares.

"Os estudos mostram que a ingestão regular de fitosterol reduz os níveis sanguíneos de LDL, o colesterol ruim. Lembrando que o consumo de margarinas com fitosterol só funciona quando acompanhado de uma dieta saudável e de prática regular de atividades físicas", completa a nutricionista.

Publicidade