Índice deste artigo:

ovos-granja-caipira

O ovo é um ingrediente que sempre esteve muito presente no cardápio brasileiro, sendo preparado de diversas formas: frito, cozido, em omeletes, etc. Reconhecido como alimento de alto valor nutricional, ele é fonte de proteínas completas, como a albumina (presente na clara) e as globulinas (presentes na gema), além de vitaminas e minerais.

"Trata-se de nutrientes importantes para todas as fases da vida, mas principalmente para as de crescimento e desenvolvimento intenso, como na gestação, infância e adolescência", explica a nutricionista Ana Maria Bartels.

Os ovos também são alimentos ricos em gorduras, presentes exclusivamente na gema, entre elas o colesterol, que lhe imputou, nas últimas décadas, o estigma de um alimento que deveria ser evitado e, em alguns casos, "banido" de uma alimentação saudável. No entanto, estudos atuais têm demonstrado não haver relação entre o consumo regular de ovos e o aumento de doenças cardiovasculares.

"Pelo contrário, estudos sobre as propriedades nutricionais dos ovos têm valorizado o seu status como alimento funcional, ou seja, com propriedades nutracêuticas, conferidas por componentes que fornecem benefícios à saúde, seja como prevenção ou no tratamento de doenças", ressalta Ana Maria.

Assim sendo, nos ovos destaca-se a presença de ácidos graxos poli-insaturados, como o linoleico (ômega 6), monoinsaturados, como o linolênico, o DHA e o EPA (ômega 3), além da colina, um componente essencial para o metabolismo das vitaminas do complexo B e de carotenoides como a luteína e a zeaxantina.

Publicidade