Índice deste artigo:

sanduiche-natural-dicas

Seja nos lanches entre as refeições, no jantar ou até mesmo no almoço, naqueles dias em que falta tempo para fazer comida, o lanche natural é uma excelente opção. Preparado nos mais variados sabores, ele pode ser uma alternativa saudável e nutritiva, desde que a melhor opção de ingredientes seja feita.

"Um lanche natural é considerado saudável quando, em sua composição, estiverem presentes ingredientes de escolhas saudáveis, evitando sempre itens calóricos, como catchup e maionese, além de embutidos, como salame, presunto, queijos muito amarelados, entre outros", explica a nutricionista Vânia Bentes.

Com relação ao uso da maionese, ingrediente bastante comum nos lanches, Vânia ressalta que ele deve ser controlado, especialmente pelo fato de a preparação conter grande quantidade de gordura e sódio. Nesse caso, uma boa alternativa para não deixar o lanche tão seco é utilizar substitutos, como creme de leite e requeijão light ou iogurte natural.

A escolha do pão é outra dúvida constante no preparo dos lanches naturais. Em vez de usar o pão de hambúrguer ou o pão francês, a dica da nutricionista é optar pelo pão de forma integral. "Ele contém ingredientes, como aveia, castanhas e gergelim, que possuem fibras e valorizam nutricionalmente o lanche devido a outros componentes, como zinco e selênio", ressalta Vânia.

Publicidade