Índice deste artigo:

confete-serpentina-de-carnaval

O carnaval, uma das festas mais tradicionais do país, chegou e é preciso cuidar da saúde para curtir os cinco dias de festas. De acordo com a nutricionista Márcia Keller, a alimentação é fundamental nesse quesito, para dar mais pique para quem quer aproveitar a festa.

O primeiro item da lista deve ser a hidratação: tomar líquidos antes, durante e depois de pular é fundamental para evitar a fadiga e a desidratação. "Não devem ser contabilizadas como líquido as bebidas alcoólicas e cafeinadas, pois sabe-se que o álcool e a cafeína desidratam e este líquido perdido deve ser reposto. Água é a melhor opção", diz ela.

O segundo item é a alimentação em si: fazer seis refeições por dia ou uma refeição a cada duas ou três horas ajudará a manter a energia. Evitar alimentos gordurosos nas refeições (frituras, biscoitos recheados, chocolate, pastas à base de maionese), pois esses alimentos têm uma digestão mais lenta e, com isso, podem provocar sono. Os minerais que são perdidos no suor devem ser repostos usando bebidas esportivas (para quem sua de verdade!). Os vegetais e as frutas repõem vitaminas e minerais, são refrescantes e ainda dão uma energia extra. "Os carboidratos (pão, massa, biscoitos, cereais...), que são fonte de energia importante para o corpo, devem estar presentes em todas as refeições", diz Márcia.

Publicidade