Quando falamos em tubérculos, é comum que muitos de nós pensemos imediatamente naqueles que são os mais famosos, como a batata e a cenoura. Porém, essa categoria de alimentos é bem mais ampla e oferece uma infinidade de benefícios para a saúde.
"Primeiramente vamos diferenciar tubérculos de raízes tuberosas. Os dois órgãos são reservas de energia da planta que se encontram abaixo do solo. Tubérculo é uma diferenciação do caule em forma oval com reserva de energia/nutrientes, geralmente na forma de amido e inulina. São eles a batata-inglesa, o rabanete e a mandioquinha. Já as raízes tuberosas são raízes dilatadas que também reservam energia/nutrientes, como a batata-doce, a cenoura, a beterraba, a mandioca e o nabo", explica a nutricionista Juliana Ramos.
Os tubérculos e as raízes tuberosas são alimentos ricos em carboidratos, a principal fonte de energia alimentar, além de fornecerem vitaminas, minerais e fibras. Alguns dos mais famosos, como a batata e a mandioca, são ricos em amido, enquanto a beterraba tem grandes proporções de sacarose na sua composição.
Que tal saber mais sobre alguns dos principais tubérculos e raízes tuberosas? Vamos a eles!
[widgetkit id=30]
Juliana Arruda Ramos é nutricionista formada pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) campus Botucatu-SP e pós-graduanda em Nutrição Clínica Funcional.