Índice deste artigo:

alimentacao-praia-cuidados

Verão é tempo de sol, de calor e também de praia para aqueles que têm a oportunidade de viajar. Mas, afinal, quais são os principais cuidados que devemos ter com a alimentação para aproveitar as férias com saúde, sem exagerar e, principalmente, sem precisar fazer uma visita ao pronto-socorro?

Nesse caso, a escolha saudável não envolve apenas as calorias, a porcentagem de gordura ou a presença de vitaminas e minerais, mas também o cuidado ao preparar e a conservação dos alimentos. Afinal, a falta de higiene no local e dos manipuladores pode contaminar os alimentos. "Além disso, o clima quente favorece a proliferação de microrganismos que podem causar intoxicação alimentar, acabando com o divertimento das férias", afirma a nutricionista Karelin Cavallari.

No geral, os alimentos perecíveis – como carnes, peixes, ovos, frutas, leite e derivados – devem ser armazenados sob refrigeração, especialmente após a manipulação. Portanto, é preciso ter cuidado ao consumir espetinhos de queijo coalho ou camarão, milho-verde, ovo de codorna, sanduíches com maionese caseira, empadas e demais petiscos tipicamente comercializados na praia em locais cuja procedência e higiene são duvidosas.

O problema vai além dos alimentos previamente manipulados. Estudos que analisaram água de coco comercializada por carrinhos ambulantes encontraram contaminação em mais de 90% das amostras.

Publicidade