Índice deste artigo:

temperos-variados

Temperos são sempre bem-vindos na hora de cozinhar, ainda mais se eles trouxerem benefícios à saúde, certo? Para os apreciadores do curry, iguaria indiana, uma boa notícia: como o tempero é uma combinação de várias especiarias, ele reúne os benefícios de todas elas e ainda, segundo estudos, pode ter efeitos positivos no mal de Alzheimer.

A nutricionista Clarissa Fujiwara explica que o curry consiste numa rica mistura de especiarias que, presentes em quantidades variáveis, resulta numa alquimia de sabores. "Dessa maneira, não existe propriamente uma composição única do curry, sendo os ingredientes que o compõem empregados de acordo com o país e a região em que é preparado", diz a nutricionista.

A receita básica originária da Índia, fundamentalmente, compreende a cúrcuma, ingrediente que confere ao curry a cor tipicamente amarela. Além disso, o curry apresenta em sua composição variedades de pimentas, canela, gengibre, cominho, coentro, cardamomo, feno-grego e erva-doce. Adicionalmente, no Brasil, algumas variações exibem mostarda, louro, cravo-da-índia, noz-moscada, entre outras especiarias. "Para que o consumidor saiba de fato o que compõe o curry, orienta-se que, no momento da compra, seja observada a lista de especiarias presentes no rótulo do produto industrializado, ressaltando que os ingredientes listados sempre aparecem em ordem decrescente de quantidade", explica Clarissa.

Publicidade