Índice deste artigo:

colher-pote-de-mel

O mel é conhecido desde a antiguidade e durante muito tempo foi o único produto usado pelo homem, até ser substituído gradualmente por açúcares refinados manufaturados.

Ele é elaborado pelas abelhas a partir do néctar das flores. A nutricionista Eroni Lupatini explica que ele é recolhido e processado pelas enzimas digestivas desses insetos, sendo armazenado em favos em suas colmeias para servir-lhes de alimento. O néctar é uma solução aquosa, composta de açúcar, proteínas, ácidos, sais minerais e óleo. O processo de formação do mel começa quando a abelha suga o néctar de uma flor e o deposita no papo, uma espécie de saco que ela tem no corpo. "Ali, o açúcar do néctar se decompõe em dois açúcares mais simples, a frutose e a glicose. Quando a abelha retorna à colmeia, deposita o néctar nos favos, que se transforma em mel. Durante este processo, o néctar perde grande parte da água que contém, transformando-se numa substância muito doce, com 80% de açúcar: o mel", explica ela.

A cor e o sabor do mel dependem da espécie de flor de onde o néctar é retirado. Em geral, a cor varia do branco ao marrom, sendo que os tipos mais claros têm sabor mais suave.

Publicidade