Índice deste artigo:

culinaria-japonesa-beneficios

Ainda que o maior boom da imigração japonesa no Brasil tenha sido há mais de 100 anos, a popularização da culinária do país teve início apenas há alguns anos. Hoje, ela conquistou grande parte dos brasileiros e é vista, inclusive, como a versão oriental da culinária francesa, ainda que tenha um ar mais despojado e jovial.

"Na verdade, o conceito de ambas é bastante parecido, considerando-se que ambas priorizam o uso de ingredientes frescos e o preparo lento e cuidadoso de pratos ricos e com sabores especiais", analisa a nutricionista Karelin Kavallari.

A tradição milenar de culturas de arroz caracterizou esse alimento como a base da alimentação japonesa. Dessa forma, por esse carboidrato simples estar nos pratos em abundância, a culinária japonesa é apontada como calórica.

"Se formos pensar racionalmente, qualquer alimento que consumido em exagero pode se tornar uma bomba calórica, portanto é importante nunca exagerar na quantidade", completa Karelin.

Tendo em mente que muitos restaurantes que oferecem essa especialidade utilizam o sistema de rodízio, vale ressaltar a importância de seguir a tradição japonesa de se alimentar devagar, além de prestar atenção na quantidade consumida de cada variedade, até mesmo porque são muitas variedades de preparações.

Publicidade