Índice deste artigo:

criancas-sorvete-beneficios

O sorvete é um ícone do verão, mas o Dia Nacional do Sorvete foi comemorado ontem (23), logo no início da Primavera. Uma verdadeira paixão para as crianças e também para os adultos, você sabia que, além de delicioso, o sorvete pode ser saudável?

Isso porque ele pode levar em sua composição alimentos de alto valor biológico, a exemplo do leite e do ovo, além de outros ingredientes nutritivos, como frutas, nozes, cacau, etc. É um alimento considerado nutritivo, pois é fonte de proteína, carboidrato e lipídeo, cálcio (em sorvetes à base de leite) e vitaminas lipossolúveis. "O consumo deve ser moderado, pois é um alimento de alto valor calórico, principalmente os sorvetes à base de leite, uma vez que contêm açúcar simples (sacarose) e gordura, o que eleva o valor energético", diz a nutricionista Márcia Keller Alves.

A composição do sorvete pode variar, mas de modo geral o sorvete é composto de água ou leite, açúcar, gordura, suco ou polpa de fruta ou aroma de fruta, emulsificante, espessante, entre outros aditivos.

De acordo com a nutricionista, dois pesquisadores de Harvard lançaram um livro que trata sobre o tema da infertilidade e o sorvete aparece como um dos alimentos citados no livro. A citação se deve ao fato de ser um alimento que leva na sua composição o leite. Os pesquisadores sugerem que seja feita a troca dos leites, queijos e iogurtes desnatados pelos integrais durante alguns meses, pois, segundo eles, "além de ser mais rico em ferro, vitamina D e cálcio, os hormônios encontrados na gordura do leite integral podem ajudar a estimular a ovulação". A pesquisa concluiu que mulheres que tomam leite integral ou sorvete (por causa do leite) têm mais chances de engravidar.

Os sorvetes à base de leite podem ser boas fontes de cálcio. Cada copo de leite contém entre 230-250 mg de cálcio. Cada bola de sorvete (aproximadamente 60 g) contém entre 40-90 mg (pesquisa realizada entre os sorvetes industrializados, à base de leite, disponíveis no mercado). A variação da quantidade de cálcio presente no sorvete é muito grande; logo, para poder dizer que o sorvete tem esse efeito benéfico para os ossos, é preciso ter em sua composição pelo menos 70 mg de cálcio por bola (60 g).

Publicidade