Índice deste artigo:

constipacao-alimentacao

A dificuldade da população do Brasil em ir ao banheiro é representada pelos números. Segundo a Federação Brasileira de Gastroenterologia, a constipação intestinal, chamada popularmente de prisão de ventre, atinge 20% da população e é mais frequente em mulheres, crianças, idosos e nos indivíduos de menor classe econômica.

Definida como uma frequência evacuatória menor do que duas a três vezes por semana ou quando as fezes se apresentam endurecidas, a constipação apresenta outros sintomas frequentes, como dificuldade de evacuação, dor abdominal, sensação de esvaziamento retal incompleto e sangue nas fezes, além da evidente dor durante o processo de necessidade fisiológica.

Apesar de ser um problema recorrente na população brasileira, ainda existe falta de informação a respeito da prisão de ventre ou falta de consciência sobre a importância da alimentação para a prevenção.

"As principais causas são o erro alimentar, a baixa ingestão hídrica, a falta de tempo para a utilização do vaso sanitário e a falta de exercícios físicos. Ela pode ser também secundária a fatores dietéticos, familiares, constitucionais ou menos comuns a outras doenças, como alterações anatômicas, estruturais e neurológicas, hipotireoidismo, doença celíaca, alergia alimentar e fibrose cística", explica a médica gastroenterologista Maria do Carmo Barros.

Ainda sobre a alimentação, Barros também ressalta a importância das fibras, substâncias de origem vegetal que não são digeridas pelas enzimas, mas de fundamental importância para o funcionamento do intestino. "Os alimentos ricos em fibra estão indicados como tratamento da constipação e contribuem muito para a melhora do hábito intestinal. A dieta deve ser balanceada, com a prescrição de frutas e vegetais", orienta.

Como exemplo, a gastroenterologista cita alguns alimentos que devem ser priorizados na dieta, como o farelo de trigo, a granola, a aveia, a ameixa-preta, o mamão, a laranja e a maçã, que deve ser ingerida com casca para oferecer melhores resultados.

Publicidade