Índice deste artigo:

montar-prato-dicas

O que significa comer bem para você? Aquela comida gostosa, que lhe dá prazer durante as refeições? Uma comida saudável que oferece todos os nutrientes necessários para uma vida saudável? Independentemente do seu conceito, saiba que é possível unir as duas ideias em uma só, desde que a montagem do prato leve em consideração a combinação de diferentes nutrientes.

Segundo recentes estudos em culinária e saúde, os alimentos não têm efeito isolado. Dessa forma, se antes para ter uma dieta saudável se priorizava frutas, legumes e verduras, hoje a atenção fica por conta da combinação entre todos esses elementos a fim de garantir uma melhor absorção de determinados nutrientes.

"Algumas combinações de alimentos beneficiam a absorção de nutrientes específicos. Posso citar como exemplo a absorção do ferro, mineral importante na prevenção da anemia, que, quando vem de alimentos vegetais, tem uma absorção bem menor do que de alimentos de origem animal. Porém, se na mesma refeição forem ingeridos alimentos vegetais ricos em ferro e um alimento fonte de vitamina C, essa absorção do mineral será beneficiada", explica a nutricionista Margareth Xavier.

Na dieta do brasileiro, várias são as combinações que podem trazer resultados poderosos. O consumo da feijoada com a laranja é um exemplo típico de que a sabedoria popular pode ter fundamento científico e faz parte do nosso hábito. Outra opção é o consumo de saladas com vegetais crus antes da refeição principal, que irá estimular a produção de enzimas digestivas para o que se consumirá depois, beneficiando assim a digestão.

Se por um lado combinar alimentos pode garantir benefícios que não seriam obtidos individualmente, o mesmo também pode ser dito em relação aos malefícios, já que em algumas combinações a absorção de nutrientes fica prejudicada.

"Alguns nutrientes prejudicam a absorção de outros. Quando o ferro é ingerido em uma mesma refeição com alimentos fonte de cálcio, ambos terão absorção prejudicada, pois vão competir durante esse processo. Portanto, o hábito de ingerir leite nas grandes refeições em que normalmente se consome carnes não traz benefícios ao organismo se avaliarmos a absorção desses dois minerais", ressalta Margareth.

Publicidade