Índice deste artigo:

beneficios-alimentos-roxos

Sabe-se que um prato para ser saudável deve ser colorido, certo? Isso porque as cores dos alimentos dizem muito sobre ele. Os alimentos roxos, por exemplo, contêm inúmeros benefícios.

Segundo a nutricionista Ana Vaz, eles são importantíssimos para a saúde, uma vez que possuem na sua constituição substâncias com grande poder antioxidante. Também contêm antocianinas, que são um pigmento natural que se encontra nas cascas e/ou polpas de alguns vegetais e frutas. Devido à sua constituição, os alimentos roxos desempenham um papel contra radicais livres, tendo uma ação de prevenção ou de retardamento do envelhecimento celular e, por consequência, do aparecimento de diversas patologias.

Além dos valores apreciáveis e variáveis em fibra, proteínas vegetais e hidratos de carbono, os alimentos roxos apresentam, na sua constituição, grandes concentrações em vitaminas do complexo B e C.

Os teores em vitamina C e antocianinas os tornam um alimento protetor do organismo. O seu teor em vitamina B faz com que os alimentos roxos sejam responsáveis pela redução do colesterol LDL, pelo fortalecimento do sistema imunitário, pela formação dos glóbulos vermelhos, pela integridade das células nervosas e dérmicas, pela geração de energia pelo organismo, pela assimilação de proteínas e tonificação muscular do estômago e intestinos. Devido à grande quantidade de fibra que esses alimentos apresentam, são responsáveis por promover uma sensação de saciedade, permitindo um controle da ingestão alimentar. Além disso, contribuem para o bom funcionamento da atividade intestinal e controle dos níveis de colesterol. Estudos recentes têm pesquisado a ação destes alimentos na obesidade, verificando-se uma ação antiobesogênica devido à atividade das antocianinas no controle e expressão das células adipocitárias, evitando a acumulação de gordura em excesso e a resistência à insulina.

Publicidade