Índice deste artigo:

mulher-comer-noturno

Alguma vez na vida você já pensou que estava com fome, mesmo sem saber do que exatamente? Desde o nascimento, sempre fomos educados na ideia de que um prato farto é garantia de saúde, o que nem sempre é verdadeiro. Porém, essa sensação de confusão entre a vontade de comer e a real necessidade é mais comum do que se imagina, principalmente quando relacionamos essas sensações com fatores emocionais, e não fisiológicos.

Mas, afinal, qual é a diferença entre fome e vontade de comer alguma coisa? Segundo a psicóloga clínica Dra. Sandra Aurea, essas duas sensações têm funções distintas no nosso organismo. "A fome é a sensação fisiológica de que seu organismo necessita de nutrientes para continuar seu 'trabalho' com vitalidade e energia. Já a vontade de comer independe da fome e/ou das refeições. É a sensação de que precisa de algo além das refeições ou nutrientes para satisfação e obtenção de prazer", explica.

Relacionada ao Sistema Nervoso Central, a alteração do apetite é um dos sintomas mais comuns dos distúrbios de ansiedade e humor, seja porque diminui ou aumenta essa vontade de comer. No entanto, vale ressaltar que a ansiedade não é necessariamente um problema, tendo em vista que ela é uma reação natural de defesa do nosso organismo.

Quer saber mais sobre a relação entre a ansiedade e outros fatores emocionais com o nosso apetite? Confira a entrevista completa com a Dra. Sandra, que fala também de alguns transtornos alimentares como a compulsão alimentar e a "Síndrome de Comer Noturno".

 

Publicidade