Índice deste artigo:
Que o sal é um vilão da saúde todos sabem, porém, o que muitos não sabem é que os temperos industrializados também são muito perigosos, devido ao excesso de sódio e outros componentes, como o glutamato monossódico.
Segundo a nutricionista Cassiana Domingues, eles podem causar aumento da pressão arterial, aumentando o risco de infarto do miocárdio ou acidente vascular cerebral, além de afetar negativamente o funcionamento renal e neurológico.
A média da composição de sódio em um tablete ou 1 colher (chá) desses temperos é de 1,4g até acima de 2g. Isso significa no mínimo 70% da quantidade de sal indicada para um dia inteiro. O limite é de 2g de sódio por dia ou 5g de sal (cloreto de sódio).
O glutamato monossódico é um realçador de sabor que afeta, principalmente, as células nervosas, causando alto grau de toxicidade, podendo acionar ou piorar disfunções de aprendizado, Mal de Alzheimer, Mal de Parkinson e Mal de Lou Gehrig. "Alguns estudos também mostram que as pessoas que têm o hábito de consumir alimentos com glutamato monossódico têm maior chance de engordar, mas o mecanismo ainda não é bem conhecido", diz ela.
Além dos temperos industrializados, de saquinhos, aqueles prontos, com alho e cebola, que parecem caseiros, também fazem mal à saúde e possuem em torno de 70% do sódio recomendado para o dia todo.
As pessoas que estão habituadas com o uso destes temperos normalmente se tornam dependentes, pois o paladar se acostuma com o sabor deles e com o excesso de sódio. "Uma dica é o uso de temperos naturais, como ervas e temperos frescos, como: alho, cebola, salsinha, cebolinha, orégano, manjericão, coentro, alecrim, entre outros, e evitar ao máximo os temperos industrializados prontos", finaliza ela.
- Ant
- Próx >>