Índice deste artigo:

chlorella-pilulas

Você consegue imaginar um micro-organismo capaz de ser uma fonte de proteínas mais rica do que a própria carne de vaca? Saiba que, na natureza, isso é perfeitamente possível de ocorrer quando estamos falando da Chlorella.

A Chlorella é uma microalga verde unicelular microscópica encontrada predominantemente em água doce, mas que também pode ser extraída de ambientes marinhos. Sua coloração verde-esmeralda e seu alto conteúdo de clorofila explicam a origem do seu nome, que deriva do prefixo "Chloros" (verde) e do sufixo "Ella" (pequena).

Segundo o químico e doutor em Ciência dos Alimentos, Fabiano Bertoldi, a Chlorella cresce de forma espontânea em tanques e lagos. Porém, para fins comerciais, ela é obtida a partir de cultivo controlado em fotobiorreatores de escala industrial e com avançada tecnologia, sendo a China e o Japão alguns dos seus maiores produtores.

No que diz respeito aos seus valores nutricionais, a Chlorella é considerada um dos alimentos mais completos. "Além de ser excelente fonte de proteínas, com todos os aminoácidos essenciais, a Chlorella é uma boa fonte de minerais como fósforo, ferro, manganês, cobre, zinco, magnésio e cálcio. Ela também é fonte de vitaminas A e do complexo B (B1, B2, B3, B6, B12), vitamina C, vitamina E, ácido pantotênico, inositol, biotina e betacaroteno, assim como fibras e ácidos graxos poli-insaturados", explica Fabiano.

Para se ter uma ideia da riqueza das proteínas dessa microalga, ela possui, em média, mais proteínas do que a carne de vaca (60% contra 45%). Desta forma, ela é considerada uma das mais microscópicas formas de vida e com a maior quantidade proporcional de nutrientes. Por esse e outros motivos, a Chlorella é utilizada como suplemento alimentar de astronautas da NASA durante as suas viagens espaciais.

Publicidade