Índice deste artigo:

mulher-frutas-mordidas

Consumir frutas é saudável, certo? Mas não é por isso que você deve comer em excesso. Segundo a nutricionista Elenise Corbari, equilíbrio é a base de uma alimentação saudável.

As frutas fortalecem o sistema imunológico, previnem e controlam algumas doenças, ajudam na redução dos níveis de gordura do sangue, facilitam a digestão e seu consumo regular colabora na prevenção do envelhecimento precoce, pois possuem antioxidantes.

Mas diante de tantas opções, como escolher qual comer? Elenise explica que as frutas mais saudáveis e nutritivas são sempre as da estação. "Elas possuem mais quantidade de nutrientes e são mais saborosas, pois, como estão no seu período produtivo, se desenvolvem naturalmente e precisam de menos agrotóxicos", explica ela.

Uma opção, além da fruta natural, é desidratá-las. Segundo a nutricionista, o valor nutricional é o mesmo da fruta fresca, mas, apesar de perderem água e de ficarem menores, seu teor calórico geralmente aumenta.

Outra opção são as frutas liofilizadas, que é o produto saudável obtido por um processo de secagem e desidratação quase completo da fruta madura, que deixa as frutas secas e crocantes, além de conservar mais os nutrientes do que o processo de desidratação comum. Mas atenção: as calorias também aumentam.

Sucos naturais também são saudáveis e uma opção para aqueles que não consomem a fruta em si, porém eles têm que ser consumidos imediatamente após o preparo para que se possa aproveitar todo o seu valor nutricional, já que alguns nutrientes não são conservados por muito tempo. Eles também não devem ser coados.

Publicidade