Índice deste artigo:

mulher-comendo-cancer

Não é de hoje que tem sido estudada a importância de uma boa alimentação para a prevenção de diversas doenças. Com o câncer de mama não é diferente, já que muitos componentes têm sido associados com o desenvolvimento deste e de vários outros tipos de câncer, entre eles o de reto, próstata, esôfago e estômago.

Segundo o coordenador médico do Grupo de Mastologia da Fundação do ABC, Dr. Valter de Oliveira Filho, a alimentação tem importante papel na prevenção do câncer de mama e inicia-se pelo pré-natal, quando a grávida não deve engordar mais que 12 kg. "A obesidade é um fator agravante para o câncer de mama, pois dissemina a doença pelo aumento de substâncias chamadas aromatases. Assim, toda dieta que contribui para a obesidade acaba contribuindo também para o câncer de mama e de cólon, como as dietas ricas em açúcar, gorduras, calorias, frituras, carnes vermelhas etc.", explica.

Em casos de pacientes que passaram por intervenções cirúrgicas de câncer de mama, a recomendação é que haja uma orientação alimentar saudável que permita uma boa recuperação pós-operatória, mas que não contribua para o ganho de peso. Por outro lado, quem passa por um tratamento quimioterápico deve evitar alimentos embutidos e temperos, pois esses podem provocar um aumento das náuseas, vômitos e diarreia.

Publicidade