Índice deste artigo:

tpm-alimentacao-dicas

Quando as mulheres estão na TPM, a famosa tensão pré-menstrual, nervosismo, irritabilidade, depressão e crises de choro são comuns. E, segundo a nutricionista Milena Ticianeli, praticamente todos esses sintomas podem ter alguma relação com a alimentação. "As mulheres podem estar consumindo nutrientes em excesso ou escassez, sendo assim, bastam algumas adequações para que os sintomas diminuam ou desapareçam", diz ela.

Uma dica é ter uma alimentação rica em fibras, que é importante para o bom funcionamento do intestino. Milena ressalta que o intestino é responsável, em grande parte, por eliminar algumas toxinas do corpo, inclusive aquelas que agravam a TPM. Ter uma alimentação saudável faz bem para amenizar a TPM, faz bem para o corpo e para a mente.

Também é importante que a mulher coma uma boa quantidade de alimentos ricos em magnésio, como figo, aveia e beterraba, alcachofra, quiabo, abacate, banana. O magnésio alivia o quadro de dores de cabeça e, junto com a vitamina B6, evita o ganho de peso no período pré-menstrual, melhora o sono, diminui a sensibilidade ao estresse, regula o ciclo menstrual e sua duração. Aliás, alimentos com vitamina B6 são essenciais, pois ela está presente em todas as fases do ciclo de vida feminino, ajuda a controlar a TPM e na menopausa afasta os efeitos colaterais da reposição hormonal. "Você encontra a vitamina B6 nos peixes (principalmente salmão), frango, carne de porco, fígado, rim e ovos. Já os vegetais mais apropriados são os cereais integrais, feijões (destaca-se a soja), amendoim e nozes. Entre as frutas, a mais rica é a banana", diz a nutricionista.

O cálcio também tem mostrado melhora no humor, na concentração, no comportamento e na redução da retenção de líquidos. As fontes são os leites sem lactose e derivados, queijo tofu, vegetais folhosos verde-escuros, iogurtes naturais, queijo branco, coalhada, no mínimo três vezes por dia. "Praticar uma atividade física, sob orientação, também é muito importante, pois ajuda a reduzir as cólicas e melhora o humor", explica ela.

Publicidade