Índice deste artigo:

familia-tomando-cafe

É muito provável que, pelo menos uma vez na vida, você já tenha ouvido a recomendação: todos devem ter um café da manhã de rei, um almoço de príncipe e um jantar de plebeu. Essa frase é popular e explica bem a importância do café da manhã, uma refeição essencial no dia a dia do ser humano.

Segundo a nutricionista Dra. Flávia Queiroga, após cerca de 6 a 8 horas de repouso durante o sono, o organismo precisa do alimento para iniciar o dia, com todas as atividades que precisamos desenvolver. "Na ausência dessa refeição, as pessoas apresentam certa dificuldade em compensar o potencial perdido de nutrientes e energia em outras refeições", explica.

Para passar o dia bem, o recomendável é fazer, no mínimo, três refeições equilibradas e saudáveis ao dia (café da manhã, almoço e jantar), sem deixar nenhuma de lado e sempre intercalando cada uma delas com pequenos lanches. De acordo com a Dra. Flávia, isso deve ser feito porque a ingestão regular dos alimentos melhora o funcionamento do intestino e estimula constantemente o trato digestivo.

Se você pratica exercícios físicos pela manhã, aí vai mais uma dica: o café da manhã é de grande importância para garantir as energias necessárias. Por outro lado, o indivíduo que faz exercícios em jejum pode ter um pico de hipoglicemia, que reflete os baixos índices de açúcar no sangue e compromete não apenas o desempenho, mas também a saúde.

 

Publicidade