Índice deste artigo:

Alimentação para crianças: o que se deve priorizar?

Você sabia que o hábito alimentar de um adulto é mais fácil de ser estabelecido na sua infância? Segundo a nutricionista Margareth Xavier, até podem existir modificações na rotina da alimentação, mas elas serão mais difíceis, pois implicarão em vários fatores que ficarão atrelados às escolhas do indivíduo.

Apesar de se acreditar que as crianças devem ter alimentação diferenciada por estarem em fase de crescimento, também existem outros fatores que devem ser observados. "A dieta é individualizada porque deve atender a diversos aspectos como gênero, características físicas, idade, fase biológica, etc. Além disso, a alimentação está inserida em um contexto social, portanto, é importante que a criança tenha suas refeições no ambiente familiar e que consuma, dependendo da fase em que se encontre, o que é disponibilizado em sua família, levando-se em consideração os hábitos e a disponibilidade econômica do grupo em que está inserida", explica a nutricionista.

Depois de levar em conta essas particularidades, é importante ainda que a família diversifique na dieta oferecida, levando em consideração que a criança deve receber todos os nutrientes em porções diferentes, entre eles proteínas, glicídios e lipídeos, assim como vitaminas, minerais, fibras e água.

Publicidade