Índice deste artigo:

Saiba mais sobre a dieta detox

O que você acha de fazer uma faxina no seu corpo, se livrar daquilo que não lhe faz bem e ainda emagrecer? Parece tentador, não é mesmo? Essa é a promessa da dieta detox, um tratamento que visa eliminar substâncias tóxicas do organismo, que podem prejudicar vários sistemas do nosso corpo. As toxinas acumuladas podem gerar sintomas como dor de cabeça, fadiga, problemas de memória e concentração, retenção de líquidos, alergias, problemas de pele, celulite, dificuldade em perder peso. "O pior de tudo é que com o tempo essas toxinas acumuladas podem ser o gatilho para um futuro câncer, por exemplo. Durante esse tratamento, que é bem rigoroso, evitamos a entrada de toxinas (as que podemos controlar, como aquelas que vêm dos alimentos, tais como agrotóxicos, corantes e outras, como as derivadas de cosméticos, produtos de limpeza, álcool, etc.)", explica a nutricionista Flávia.

Ao mesmo tempo que é minimizada a entrada de novas toxinas, é estimulado o próprio sistema de desintoxicação através de nutrientes e fitoterápicos suplementados e alimentação específica, que conta com vegetais crus, chás terapêuticos, uso de grãos, castanhas, sucos verdes, etc. Ela é considerada uma "faxina" do organismo, pois joga fora tudo aquilo que faz mal.

Uma notícia boa para as mulheres é que ela diminui as celulites, pelo fato de desinflamar o corpo. "Além disso, a pessoa intoxicada, em geral, se encontra inchada com retenção de líquido, fator que beneficia a celulite. A retenção de líquido é uma maneira que o nosso organismo encontra de nos defender: diante de tantas toxinas, ele segura a água do corpo, numa tentativa desesperada de diluí-las", explica a nutricionista.

A dieta detox também melhora o funcionamento do intestino, pois promove o crescimento e proliferação de uma flora bacteriana saudável. Logo, aqueles que sofrem de prisão de ventre terão esse problema eliminado de uma vez por todas.

Publicidade