Índice deste artigo:

Alimentação e exercícios auxiliam na retenção de cálcio

Evitar a perda de cálcio no organismo é tão importante quanto ingeri-lo por meio de alimentos como o leite e seus derivados. Por essa razão, se faz necessário indicar quais são os responsáveis pela perda do nutriente, que pode ser eliminado de diversas formas: pelo suor, pela urina e pelas fezes.

O cálcio é um macronutriente que, em falta, pode causar distúrbios como o raquitismo, a osteoporose, os espasmos musculares e nervosos, já que é um dos principais constituintes dos ossos. Para evitar que isso aconteça, as pessoas devem estar atentas ao exagero no consumo de produtos como o sal, a cafeína, o tabaco e as bebidas alcoólicas.

De acordo com a nutricionista do Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (Into), Alessandra Pereira, a redução da quantidade diária de sal para um ou dois gramas é uma boa alternativa para quem quer começar a reter mais cálcio no organismo, assim como uma redução no consumo da cafeína, que provoca a liberação de cálcio nos músculos e pode causar lesões musculares.

Publicidade