Índice deste artigo:

Boa alimentação previne doenças cardiovasculares

Você sabia que uma alimentação equilibrada, rica em cereais integrais, frutas e verduras, atua na prevenção de doenças cardiovasculares? É isso mesmo. Segundo a nutricionista Juliana Dragone, mesmo com a doença já instalada, uma boa nutrição pode ajudar na qualidade de vida do paciente, pois proporciona uma redução nos níveis sanguíneos.

Para isso, a primeira dica dada pela nutricionista é aumentar o consumo de fibras e alimentos antioxidantes, abolir o consumo de álcool e diminuir a ingestão de gorduras saturadas. "As fibras são consideradas partes de plantas alimentícias que não são digeridas pelo organismo e são classificadas em solúveis e insolúveis. O aumento do consumo de fibras, principalmente das solúveis, encontradas em grãos, aveia, goma, farelo de arroz, trigo, leguminosa, pectina, cevada, nozes, vegetais e frutas, pode levar a uma redução nos níveis de LDL, que é o colesterol ruim", explica ela.

Os açúcares também devem ser evitados, pois o excesso de carboidrato pode cair na corrente sanguínea na forma de triglicerídeo, elevando a quantidade de gordura no sangue e agravando o caso. Segundo ela, apenas os açúcares complexos, tais como grãos integrais, estão associados a significativas reduções nos fatores de risco e redução em todas as causas de mortalidade.

Os antioxidantes também são muito importantes. Podem-se destacar os flavonoides, que podem estar envolvidos na prevenção da aterosclerose, por inibirem a oxidação das LDLs. São encontrados nas verduras, frutas (cereja, amora, uva, morango, jabuticaba), grãos, sementes, castanhas, condimentos e ervas, além de bebidas como suco, chá e vinho.

Publicidade