Índice deste artigo:
O chá, algo típico da cultura inglesa, não é tão consumido no Brasil, porém, pelos efeitos benéficos que possuem, deveriam fazer parte do dia a dia de todos. Muito se fala nos chás que emagrecem, mas eles apresentam muitos outros benefícios.
Segundo a nutricionista Juliana Dragone, eles estimulam o apetite, são calmantes, promovem um alívio dos problemas intestinais e estomacais, são cicatrizantes, digestivos, antissépticos, anti-inflamatórios, estimulam o funcionamento do intestino e combatem os radicais livres.
Mas não é porque fazem bem que podem ser consumidos em excesso. O recomendado são quatro xícaras por dia, e se consumidos em grande quantidade, podem prejudicar os rins e também o fígado. Outra orientação da nutricionista é que eles devem ser ingeridos longe das refeições, para não atrapalhar a absorção dos nutrientes, e deve-se evitar o seu consumo à noite para não prejudicar o sono, devido à presença de cafeína.
Vale lembrar que o chá perde o seu sabor se exposto à luz, mesmo que dentro de uma garrafa térmica, por isso, o ideal é que ele fique em um recipiente escuro, dentro de um armário, longe da luz. A nutricionista alerta ainda que ele também deve ser consumido em no máximo 24 horas depois de pronto.
- Ant
- Próx >>