Índice deste artigo:

Sexta-Feira Santa: saiba os benefícios do peixe e como comprá-lo

Na Sexta-Feira Santa, o prato de todo cristão é peixe, já que, segundo as tradições, não se pode comer carne vermelha. Mas esse é um alimento aliado da sua saúde e, segundo a nutricionista Regiane Feitosa, deveria ser consumido de duas a três vezes por semana, já que é fonte de muitas vitaminas. "O peixe possui vitamina A, E, D, B2, B3, também micronutrientes como fósforo, magnésio, iodo, potássio, selênio, cobalto e manganês, que atuam em várias partes do corpo: na contração muscular, na saúde dos ossos, evita fadiga, melhora irritabilidade, entre outros benefícios", explica ela.

 

Para quem está em dúvida de qual peixe comprar, a nutricionista diz que todos são bons, mas que os peixes de águas frias, como bacalhau, truta, salmão e arenque, estão associados à redução da incidência de doenças cardiovasculares. Porém, ela faz um alerta: "As gestantes devem evitar o consumo de cação, peixe-espada, garoupa e marlin, por possuírem altos teores de mercúrio, o que é prejudicial ao feto".

Mas por que eles fazem tão bem à saúde? Segundo Regiane, os peixes possuem mais água e menos gordura que a carne vermelha, e a gordura presente no peixe é do tipo insaturada, conhecida como "gordura boa", além de conter ômega 3, um tipo de gordura que auxilia no tratamento de depressão, ansiedade, problemas do sono, pressão alta, coagulação do sangue, alívio das dores causadas pela artrite, proteção da pele, inflamações e ainda diminui a taxa de colesterol total.

Publicidade