Índice deste artigo:

Como aproveitar talos e cascas de alimentos

O Brasil é considerado por diversas organizações internacionais um dos países que mais desperdiçam alimentos no mundo. A Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) realizou um estudo sobre desperdício e constatou que cada brasileiro joga no lixo uma média de 37 quilos de alimentos de origem vegetal por ano.

Nós desprezamos uma quantidade imensa de comida. Nas feiras livres se vê inúmeros legumes, frutas e verduras jogados fora. Nos supermercados o panorama é parecido – muitas frutas e folhas amassadas, com sinais de estrago, imprestáveis para o consumo, amontoando-se nas gôndolas. E na nossa casa o desperdício continua. Na hora de preparar uma sopa, um suco ou uma salada, uma grande parte de folhas, talos e cascas é descartada, e com isso um imenso potencial nutritivo vai para o lixo – vitaminas, sais minerais, clorofila e fibras.

As cascas, talos, sementes e folhas externas de frutas, legumes e verduras contêm maior teor de nutrientes que as polpas e folhas internas:

- a casca da banana contém o dobro do potássio presente na fruta;

- os talos de verduras, como do espinafre e da couve, são mais ricos em ferro que as folhas;

- a casca da laranja e do limão é riquíssima em vitamina C;

- a casca do maracujá possui uma grande quantidade de fibras solúveis, que ajudam na função intestinal e no controle da glicemia.

Exceções existem: a mandioca só deve ser consumida cozida, e somente a sua polpa deve ser aproveitada. A casca não é comestível, apesar de ser usada na alimentação de animais.

Publicidade