Índice deste artigo:
A opção por uma dieta vegetariana deve-se a diversos fatores. Há quem deixe de comer carne e outros alimentos de fontes animais pelo fato de que o homem pode sobreviver sem precisar contribuir com o sofrimento e o abate de algumas espécies. Por outro lado, também existem pessoas que abandonam a dieta com carnes devido a algumas religiões, que adotam o vegetarianismo como uma escolha espiritual.
Apesar de receber críticas por parte de alguns especialistas devido à relativa ausência de proteínas, a dieta vegetariana é considerada viável. Saiba por que, quais são os seus benefícios e como é possível segui-la de maneira saudável com as orientações da nutricionista Thaís Navarro Caldeira.
As dietas vegetarianas são viáveis do ponto de vista nutricional? Por quê?
Existem vários benefícios na dieta vegetariana se as combinações forem apropriadas às necessidades do organismo. Caso contrário, a dieta fica deficiente em proteínas, ferro e vitamina B12.
Entre os vegetarianos, é raro encontrar índices de obesidade, provavelmente pela dieta ser rica em fibras, pobre em gorduras e baixa em calorias. O nível de colesterol dos vegetarianos tende a ser mais baixo, diminuindo também o índice de doenças do coração.
A pressão arterial dos vegetarianos também tende a ser mais baixa, isso porque a dieta é rica em potássio. Dificilmente essas pessoas sofrem de pressão alta.
Como a dieta é rica em fibras, o intestino funciona melhor, sendo raros os casos de prisão de ventre e outros distúrbios intestinais.
- Ant
- Próx >>