Índice deste artigo:

Beber líquidos durante as refeições faz mal? Saiba mais

A ingestão de líquidos durante as refeições é um hábito bastante comum, mas que pode causar efeitos bastante prejudiciais para a digestão. Seja com um suco de frutas, refrigerante ou até mesmo água, o consumo de bebidas na alimentação tem impacto direto nas enzimas digestivas, que acabam diluídas e provocam um processamento dos alimentos e absorção dos nutrientes bem menos eficientes.

Dra. Daniela Jobst, nutricionista, acredita que o costume de ingerir bebidas durante as refeições trata-se apenas de um hábito. "O que acontece muito é que as pessoas não se hidratam durante o dia. Então, quando chega o momento da refeição, a pessoa lembra que precisa beber alguma coisa, mas não significa que o corpo tenha essa necessidade", explica.

Além de prejudicar a digestão, o consumo de bebidas gasosas, como refrigerantes, pode trazer impactos ainda mais prejudiciais, como dilatação do estômago e, consequentemente, sensação de inchaço, gases e até azia. Outro impacto comum pode ser a alergia alimentar, já que a má digestão prejudica a quebra das macromoléculas dos alimentos.

Publicidade