Índice deste artigo:

variedades de arrozArroz vermelho e outras variedades estão se difundindo no mercado

Arroz vermelho

O arroz vermelho ainda é pouco popular no Brasil, mas muito consumido na China. Possui propriedades nutricionais que se destacam em relação aos outros tipos.

 Também conhecido como basmati integral, ele não é descascado nem polido, possui coloração avermelhada vinda da pele, contém grande quantidade de ferro, três vezes mais que o branco, e o dobro de zinco, além de ser muito rico em proteínas, fibras e micronutrientes que estão presentes na casca, que é preservada no alimento.

É um alimento integral, ou seja, não passou pelo processo de refinamento. Esses alimentos possuem uma película protetora dos grãos rica em fibras, vitaminas, minerais e fitoquímicos, que são substâncias que ajudam no combate de doenças e auxiliam no aumento do HDL (colesterol bom), que protege o coração, e na diminuição do LDL (colesterol ruim).

Além disso, existe uma substância presente nele que se chama monocolina, que é responsável pela redução do LDL (colesterol ruim) e do VLDL, que, com valores aumentados no sangue, podem causar problemas cardíacos como infartos.

Pode ser encontrado em lojas de produtos naturais, nas feiras e em alguns supermercados. Ele costuma custar um pouco mais caro que o arroz convencional por possuir maiores propriedades nutricionais e por ainda não ser tão comum.

Quanto ao modo de preparo, leva mais tempo para cozinhar e precisa de mais água que o comum por ser integral, apresenta uma consistência cremosa, sendo muito utilizado para o preparo de risotos, bolinhos e para acompanhar carnes brancas.

 

Publicidade