Índice deste artigo:

refrigerante faz bem?Considerados por muitos uma bebida "limpa" e opção para quem sai à noite, mas vai dirigir, os refrigerantes se fazem presentes em praticamente todos os lares brasileiros. Segundo pesquisa do Ministério da Saúde, realizada com 54.367 pessoas em todo o país, o número de cidadãos que consomem regularmente refrigerantes e bebidas açucaradas cresceu 13,4% de um ano para o outro. No ano de 2008, 24,6% da população com mais de 18 anos consumia esse tipo de bebida cinco ou mais vezes na semana. Em 2009, o índice subiu para 27,9%.

Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram também um número bastante elevado para o crescimento cumulativo do consumo de refrigerantes entre 1975 e 2003. No Brasil, nesse período, o consumo de refrigerantes e bebidas açucaradas aumentou 400%.

Porém se engana quem pensa que os refrigerantes não causam nenhum mal, ou ainda que aqueles de opção light, diet ou zero estão liberados para o consumo diário. A nutricionista e engenheira de alimentos Andrea de Almeida Alterio explica os principais malefícios no consumo de refrigerantes e dá orientações para uma boa hidratação. Veja abaixo.

 

Publicidade