Índice deste artigo:

bebidas isotônicasEmbora normalmente a água não seja lembrada como um nutriente, ela é importantíssima para a sobrevivência. Todos nós sabemos que devemos ingeri-la diariamente, mas muitas vezes isso não acontece. Algumas pessoas precisam sentir sede para beber um copo de água.

Essencial ao nosso organismo, a água tem importantes funções, como: equilibrar a temperatura corporal, fazer o transporte de nutrientes, manter bom funcionamento do organismo e preservar nossas funções fisiológicas. Considerando que o corpo do ser humano é composto, além de ossos e músculos, por 70% de água, e também por minerais, vale ressaltar a importância da hidratação diária.

Ao realizar atividades cotidianas, como andar, dormir, trabalhar, ou praticar exercícios físicos leves, apenas a ingestão de água pura ou água-de-coco supre a hidratação necessária. Mas em casos de atividades físicas de maior intensidade e duração, como no caso dos maratonistas e ciclistas, apenas água não é suficiente, recomenda-se a ingestão de bebidas isotônicas.

Por que apenas água não resolve? Com o calor excessivo, além da perda de água através do suor, muitos minerais também são eliminados, como sódio, potássio, magnésio, entre outros.

Por que repor esses minerais? Eles são importantíssimos para o equilíbrio orgânico e também estão envolvidos no processo de contração muscular, bom funcionamento dos nervos e do coração. Além de evitar câimbras musculares, que prejudicariam o desempenho do atleta.

Publicidade