Índice deste artigo:
Buscando incentivar o consumo de frutas, legumes e verduras por parte dos funcionários nas empresas, o nutricionista Daniel Bandoni, da Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP, acabou realizando um estudo que envolveu cerca de 20 mil trabalhadores em 15 empresas de São Paulo. A conclusão foi que o espaço do ambiente de trabalho é um bom cenário para incentivar um estilo de vida saudável, pois há um bom acesso à informação. Procurando oferecer mais informações sobre este tema tão corriqueiro, o Idmed entrevistou o nutricionista para saber quais são as principais recomendações sobre a alimentação no expediente. Comer no restaurante da empresa engorda? O salitre realmente é utilizado no preparo das refeições? Veja essas e outras dúvidas a seguir.
Após a sua pesquisa sobre alimentação no ambiente de trabalho, qual foi a principal conclusão obtida? Os trabalhadores se alimentam bem? Os alimentos oferecidos são de boa qualidade?
A nossa pesquisa tinha como objetivo avaliar o impacto de uma intervenção para promoção de frutas, verduras e legumes no ambiente de trabalho. O estudo realizou uma intervenção, focada principalmente em modificações no ambiente de trabalho, para incentivar a oferta e consumo desses alimentos. A intervenção teve diversas etapas, entre elas a realização de oficinas culinárias com os funcionários responsáveis pelo preparo das refeições oferecidas aos trabalhadores, o uso de materiais educativos no refeitório onde os trabalhadores realizavam sua refeição. No final do estudo, pudemos observar um aumento na oferta de frutas, verduras e legumes nos cardápios oferecidos pelas empresas e também um aumento no consumo desses alimentos, nas refeições oferecidas nas empresas, pelos trabalhadores.
- Ant
- Próx >>