Índice deste artigo:
A alimentação da população em geral está cada vez mais rica em alimentos gordurosos e com muito açúcar, e pobres em fibras, vitaminas e minerais. Isso gera o aumento do desenvolvimento de doenças crônico-degenerativas não-transmissíveis, tais como: obesidade, hipercolesterolemia, diabetes, hipertensão, câncer, entre outras.
Porém, essas doenças podem ser evitadas através da adoção de práticas alimentares saudáveis, com a ingestão de alimentos contendo todos os macro e micronutrientes de forma equilibrada.
Dentre os macronutrientes estão os carboidratos, as proteínas e os lipídios, que devem ser ingeridos diariamente na proporção de 55-60%, 15-20% e 25-30%, respectivamente. Algumas dietas da moda retiram ou fazem grande restrição de alguns desses nutrientes, o que é errado, pois cada um tem sua função específica: os carboidratos são conhecidos como os alimentos “energéticos”, tendo como principal função fornecer energia ao nosso organismo. Já os lipídios, além da função de fornecer energia, também são importantes no transporte de algumas vitaminas e na proteção de nossos órgãos. As proteínas têm importante papel de construção de tecidos, por isso necessitam ser ingeridas em maior quantidade na infância e nos casos de desejo de ganho de massa muscular.
Além desses importantes nutrientes, temos também os micronutrientes, que, apesar de deverem ser ingeridos em menor quantidade, apresentam importantíssimo papel na saúde do indivíduo. E na falta destes, a pessoa torna-se suscetível a doenças.
- Ant
- Próx >>