Índice deste artigo:

antioxidantes naturaisO que são antioxidantes naturais?

Antioxidantes naturais são substâncias químicas naturalmente encontradas principalmente na composição de alimentos de origem vegetal e que possuem efetiva atividade antioxidante, ou seja, são capazes de retardar ou inibir a oxidação de compostos oxidáveis.

Para que servem?

A atividade dos antioxidantes naturais é de interesse nutricional, uma vez que tem sido associada a potencialização de efeitos promotores da saúde humana através da prevenção de várias doenças como diabetes, arteriosclerose, câncer, mal de Alzheimer e de Parkinson, AIDS, catarata e osteoporose, entre outras. Adicionalmente, em alguns casos, estes compostos também vêm sendo empregados com propósitos terapêuticos, devido as suas propriedades farmacológicas tais como vasodilatadores, anti-inflamatórios, bactericida, estimuladores da resposta imune, antialergênicos e antivirais.

A atividade dos antioxidantes naturais é também de interesse tecnológico, pois o processamento e obtenção de alimentos com elevado teor destas substâncias supõem uma redução da utilização de antioxidantes sintéticos potencialmente carcinogênicos, possibilitando a obtenção de alimentos mais saudáveis que podem chegar a ser incluídos no grupo dos alimentos funcionais.

 

Quais são os benefícios? Qual é o papel dos antioxidantes no equilíbrio orgânico?

O benefício do consumo dos antioxidantes naturais deve-se, essencialmente, a sua facilidade em remover os radicais livres do nosso organismo, interrompendo a reação em cadeia provocada por estes. Todavia, os antioxidantes naturais podem também exercer sua ação antioxidante através de outros mecanismos: protegendo contra a oxidação de nossa proteína, DNA e gordura corpórea, bem como inibindo a ação de enzima oxidante no nosso organismo.

 

Publicidade