Índice deste artigo:

novo iogurte previne câncerPesquisadores da USP produziram um iogurte que previne doenças coronárias, câncer de intestino e cólon. A bebida também é responsável por diminuir os níveis de colesterol ruim (LDL), prisão de ventre e intolerância à lactose. Isso acontece porque o iogurte agrega, além de bactérias típicas de iogurtes, três microorganismos que fazem bem a saúde.

A bebida será patenteada e ainda não está a venda. Ela tem textura e sabor parecidos com o do iogurte comum, necessita dos mesmos cuidados de armazenagem e custa 30% mais caro. Feito com leite desnatado, também é light e fonte de fibras.

“Não existe no mercado um leite fermentado com um coquetel de benefícios tão grandes”, afirma o engenheiro agrônomo Ricardo Pinheiro, que desenvolveu o iogurte durante o seu duplo doutorado, feito na Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF) da USP e na Universidade de Gênova (Itália).

Iogurtes têm naturalmente as bactérias Streptococcus thermophilus e Lactobacillus bulgaricus, que, juntas, auxiliam quem tem prisão de ventre. Algumas bebidas têm, além dessas, até duas bactérias que, quando administradas vivas e em quantidade adequada, conferem saúde as pessoas (probióticas). O alimento produzido pela USP possui três bactérias probióticas além das comuns a todos iogurtes. Quando elas chegam ao intestino, tomam o espaço e alimento dos microorganismos indesejáveis que lá habitam e os eliminam.

Publicidade