Índice deste artigo:

café da manhãÉ comum ouvir pessoas afirmarem que de manhã não sentem fome, que não conseguem ingerir nada. Isso é perfeitamente explicável, pois o metabolismo humano, quando está funcionando numa frequência que apresenta um ritmo muito baixo, geralmente dá uma nítida sensação de falta de apetite.

Evitando generalizar, pode-se afirmar também que cada indivíduo é um indivíduo. Enquanto a grande maioria não cultiva o hábito da primeira refeição matinal, existe um pequeno número de pessoas que faz do café da manhã a refeição mais importante do dia. Essa minoria está absolutamente correta: o café da manhã é a refeição mais importante do dia, porque é ela quem proporciona toda a sustentação para o organismo, de forma geral, suportar bem um dia cheio de atribuições e esforços.

Os brasileiros, por uma questão cultural, têm o almoço como a refeição mais importante e esperada do dia, levada muitas vezes ao exagero, com a ingestão excessiva de alimentos e exposição à tentação dos carboidratos, frituras, gorduras e outras opções pouco saudáveis.

Vários são os motivos individuais que levam as pessoas, em especial os brasileiros, a não tomarem um bom café da manhã.

Se o organismo amanhece preguiçoso, o fato de ter de trabalhar, ir à escola, à academia, ou exercer qualquer outra atividade habitual, nos alavanca desse estado e nos impulsiona para começar um novo dia. O mesmo deve ser aplicado para se ingerir o primeiro alimento do dia. É preciso ativar o apetite.

Algumas informações podem ser muito úteis e relevantes para incentivar as pessoas a adotar esse hábito tão importante para o bom funcionamento do corpo humano.

Publicidade