Índice deste artigo:

alcachofra boa para o fígadoA alcachofra (Cynara scolymus) é indicada para casos de má digestão e mau funcionamento hepático. Possui a capacidade de aumentar a produção e secreção da bile, contribuindo para metabolizar as gorduras da alimentação e, assim, facilitando a redução do peso (é claro que é necessária uma reeducação alimentar, com prática de atividades físicas). Encontramos na alcachofra: vitaminas do complexo B, potássio, cálcio, fósforo, entre outros.


A inulina também está presente em quantidade considerável – o que significa que, quando a alcachofra é ingerida como legume, pode ajudar a controlar os níveis de glicose sanguínea.

A parte consumida da planta é a parte carnuda das pétalas e o fundo da flor, após a retirada dos espinhos. Recomenda-se seu consumo no mesmo dia da compra, e de preferência logo após seu cozimento, para que não haja grande perda das qualidades nutricionais. Vale ressaltar que a água utilizada para seu cozimento funciona como um ótimo diurético.

Além de sua utilização como legume, a alcachofra também pode ser encontrada em farmácias ou lojas de produtos naturais, na forma de xaropes, comprimidos ou ampolas. Mesmo sendo naturais, não devem ser consumidos sem orientação.

 

Publicidade