Índice deste artigo:
A soja é um dos alimentos mais versáteis e completos que existem e, devido às suas propriedades nutricionais e benefícios à saúde, é considerada um alimento funcional. Ela é rica em proteínas, isoflavonas e ácidos graxos insaturados, que agem na prevenção de doenças crônico-degenerativas.
Atualmente são realizados inúmeros estudos para comprovar os benefícios da soja na prevenção e no tratamento de muitas doenças.
Muitos desses estudos apontam para possíveis efeitos da soja na prevenção de alguns tipos de cânceres, principalmente aos relacionados com deficiência hormonal (mama e colo do útero), assim como os cânceres de próstata, bexiga e intestino. O principal composto presente na soja que contribui na prevenção dos cânceres citados acima é a isoflavona, fitoestrógeno cuja estrutura se assemelha ao estrógeno (hormônio feminino). Ela também está relacionada à redução do colesterol sanguíneo. Uma ingestão de 25 g de proteína de soja ajuda a reduzir o colesterol total, além de auxiliar na redução do LDL (mau colesterol), provocando, ainda, um aumento do HDL (colesterol bom). Devido à presença de isoflavonas e ácidos graxos, ela também previne a arteriosclerose e a trombose.
A cada 100 g de soja obtemos em média 230 mg de cálcio, que supre 30% das necessidades diárias de um adulto do sexo masculino entre 22 e 35 anos. Outros alimentos que também trazem esses benefícios, por serem feitos a partir da soja, são o queijo tofu, o leite de soja e qualquer outro alimento de soja. No entanto, vale salientar que um único alimento não é capaz de prevenir sozinho o aparecimento de doenças. O consumo de um alimento funcional sempre deve ser aliado a uma dieta saudável e à prática de atividades físicas regulares.
- Ant
- Próx >>